mão-e-creme

Quem faz confusão na hora de escolher?

Eu também não conseguia perceber a diferença entre elas e até hoje me confundo as vezes, mas preciso dizer que não me prendo muito nessa divisão. Principalmente entre hidratantes e nutritivas. Acho que no fim o que importa mesmo é o resultado que elas proporcionam nos fios, mas claro que saber identificar um tratamento reconstrutor, por exemplo, tem seu valor.

Então vou mostrar pra vocês como eu separo as minhas. Bora conferir?

Nutritivas: São aquelas que são a base de óleos! Ou seja, já na descrição do produto você encontra o nome de óleos ou manteigas (argan, macadâmia, karité, oliva, etc). Mesmo que o fabricante diga que ela vai reconstruir seu cabelo se ela for assim, a base de óleos, é nutritiva. Elas deixam o cabelo mais encorpado, semelhante a uma reconstrução só que mais macios.

Minha preferida para nutrição é a Joico Moisture Recovery que já fiz resenha aqui.
-----------------------------------------------------------------------------------

Reconstrutora: Essa, como eu disse, é realmente interessante você saber diferenciar! Afinal só quem precisa de reconstrução é quem tem cabelos danificados (seja por químicas ou stress do dia a dia). Basicamente são reconstrutoras as máscaras que possuem queratina na fórmula, mas a queratina não pode ser o último ingrediente da lista porque significa que não tem quase nada do ativo (isso até as hidratantes podem ter) o bom é que a queratina (keratin, hydrolyzed keratin) esteja logo no início da fórmula. A promessa principal do produto tem que ser a reconstrução ou a resposição de massa e a indicação deve ser para cabelos danificados e/ou com química. Claro que nem só de queratina são feitas as máscaras reconstrutoras, mas no fim das contas o que realmente ajuda um cabelo muito danificado é ela.

Minhas preferidas são a Penetraitt (resenha aqui) e a Repair Rescue Schwazrkopf ( resenha aqui).
------------------------------------------------------------------------------------

Hidratante: Essa é mais chatinha de separar e eu faço por eliminação. Ela é responsável por atrair e reter  água dentro dos fios, impedindo que ela evapore, mas as nutritivas também fazem esse papel já que o óleo forma uma barreira impedindo a evaporação da água. A hidratante, além de hidratar, ajudam o cabelos ficar mais brilhante, sedoso e macio (costumam deixar o cabelo mais gostoso ao toque do que as nutritivas). Normalmente são compostas por ceramidas (lipídio), aloe vera, D-pantenol, vitaminas, proteína da seda, gérmem de trigo, e óleos em menor quantidade (sim, quase sempre tem óleos, mas não são o principal ativo).

De toda forma, eu separo assim: se não tiver queratina, não for a base de óleos (não tiver óleo no nome e os óleos não forem o principal ativo da máscara) é hidratante.
Minhas preferidas no momento são a Smooth perfect e a Force Relax.
--------------------------------------------------------------------------------------

Eu acho que a grande dificuldade em saber diferenciar as máscaras é que não é raro ver o fabricante descrevendo seu produto mais ou menos assim: "máscara altamente nutritiva que reconstrói e hidrata os fios danificados e secos" praticamente atirando pra todos os lados. Mas não é desespero do fabricante não, é porque as máscaras são realmente um pouco de tudo! O que difere é onde ela atua mais, aí a gente pode separar como eu expliquei acima.

É isso!

O que acham de cada uma deixar suas preferidas de cada categoria -ou da categoria que quiser- nos comentários? Assim ajudam outras meninas e me ajudam escolher produtos para as próximas resenhas 😉