O Diu de cobre é o método que pretendo colocar. Pesquisei muito, conversei com médico então depois de muita informação acumulada resolvi fazer um post para deixar de informativo pra quem também tem vontade de colocar.

Existem muitos mitos sobre os Diu de cobre, mas a maioria é mito mesmo! Ele é um método contraceptivo muito antigo, tanto que era o método que minha mãe usava e usou por anos. Ela só removeu para engravidar da minha irmã e engravidou um mês após. Aqui a gente já desvenda um dos mitos: ele não atrapalha engravidar depois que tira, nem causa infertilidade.

Hoje ele tem se tornado queridinho porque as mulheres estão mais espertas, antenadas e não querem mais usar hormônio por causa dos inúmeros malefícios.

Vamos conhecer:

Diu de cobre: tudo sobre o Diu sem hormônio

O que é o DIU de cobre: é um pequeno T de plástico (não é ferrinho como muita gente acha) com fio de cobre enroladinho na parte de cima. É um método contraceptivo intrauterino, ou seja, ele fica dentro do útero e você não precisa fazer mais nada. Tem duração de 5 a 10 anos, dependendo do modelo e a eficácia é de 97 a 99%. A mesma eficácia de uma laqueadura, por exemplo. Claro que você pode remover a qualquer momento, caso decida engravidar.

Como ele age: não se sabe ao certo a mecânica, mas é amplamente comprovado que o cobre impede a gravidez, mesmo sem fazer o uso do hormônio. O DIU de Cobre libera íons de cobre que imobilizam o esperma e dificultam bastante a sua motilidade em torno do útero, mas não impedem os ovários de liberarem um óvulo por mês. Ele IMPEDE a gravidez, não causa aborto, assim como em todo anticoncepcional.

Tamanho do Diu: Tem o Diu de cobre tamanho normal e o mini, que em tese seria próprio para quem não tem filho. Mas essa foi uma dívida que tirei com o médico! Isso não depende só de ter tido filho ou não, depende do tamanho natural do útero da mulher. Antes de colocar o Diu você vai fazer uma ultrassonografia transvaginal que vai dizer que seu útero tem tamanho normal/padrão ou se ele é pequeno. O meu é normal e nunca tive filho (4x6 cm) podendo usar o Diu de tamanho normal. Antes de saber disso eu pensei em colocar o DIU ferradura, que é menor, porém imagino que ele deve ser mais trabalhoso de introduzir... não sei.

Diu de cobre: tudo sobre o Diu sem hormônio-esse é um aplicador de DIU! Na verdade o médico puxa o DIU todo pra dentro dele, até os "bracinhos" -astes- ficam dentro do aplicador e só se abrem dentro do útero! Esse era meu maior medo: isso entrar aberto dentro do útero, rs. Quando vi como aplicava fiquei mais tranquila.

Como coloca o DIU de cobre? Dói para colocar? Não é uma cirurgia, mas é um procedimento médico! Pode ser feito no consultório e o ginecologista aplica uma anestesia no colo do útero (que vai estar previamente anestesiado com uma pomada anestésica) e introduz o DIU com uma aplicador. A anestesia não é por causa de corte nem nada, mas porque ele precisa introduzir o DIU com um canudinho, sendo necessário dilatar -abrir um pouquinho o colo do útero-. Segundo médico, não dói, você só sente um leve cólica assim que ele introduz. A dor pode vir depois, você pode sentir cólica menstrual nos primeiros dias.

Quando colocar o DIU de cobre? Existe um melhor momento? Esse foi outro ponto que só consegui esclarecer totalmente com o médico. Nas minhas pesquisas sempre dizia que deveria colocar na menstruação, ou seja, estando menstruada. Meu genecologista disse que prefere colocar no período antes da menstruação, quando você está ovulando. Nesse período o canal vaginal também está mais dilatado e tem o muco cervical -a nossa lubrificação- que fica em maior quantidade nessa época. Imagino também que seja uma aplicação mais "limpa" sem o sangue da menstruação.

Diu de cobre: tudo sobre o Diu sem hormônio

Quanto tempo ele começa a agir? Essa foi o médico que me explicou também! Ele disse que o cérebro precisa de alguns dias para processar a informação! Na internet diz uma semana, mas meu medico me aconselhou só confiar plenamente no DIU após 3 semanas, que era quando eu deveria fazer um segundo ultrassom pra ter certeza que ele estava no lugar certo e não tinha se deslocado.

Quem nunca teve filho pode usar? Isso foi uma das primeiras coisas que pesquisei! Pode usar tranquilamente porque o Diu não causa infertilidade e é um dispositivo muito pequeno (cerca de 3cm de largura por 5cm de comprimento). Até adolescente pode colocar, é um método contraceptivo como outro qualquer e com alta segurança.

Qual a parte ruim do DIU de cobre? Acho que esse primeiro momento de colocação em si, que depende de você ir ao medico e ter que fazer uma ultrassom transvaginal antes e uma depois. Pra quem é imediatista estressa um pouco, mas depois não precisa fazer mais nada. Fora isso ele tende a aumentar o fluxo menstrual na maioria das mulheres, porém em muitas mulheres isso se normaliza em alguns meses.

 

Qual a vantagem do DIU de cobre? Essa é melhor parte pra mim! NÃO TEM HORMÔNIO entrando no seu corpo! Eu ODEIO tomar hormônio e já provei pra mim mesma que eles me fazem muito mal! Já tomei e parei de tomar várias vezes, e toda vez que parava me sentia mais feliz, minha vida fluía melhor, porque o anticoncepcional sempre piorou minha depressão e me deixou menos disposta. Ainda tem a questão da libido que o anticoncepcional diminui muito, mas você não nota, você só nota quando para de tomar! Há quem chame o anticoncepcional de castrador químico não é a toa. Então pra mim essa é a melhor parte: se livrar de hormônios! E ainda tem o bônus de não precisar se preocupar em tomar remedio todo dia, comprar remédio todo mês, esquecer de tomar.. etc.

Eu realmente acho que esse método devia ser mais difundido e os médicos deveriam sugerir mais. Eu sinto um certa resistência dos médicos em colocar o DIU de cobre e tentar te convencer a colocar o Mirena (DIU com hormônios) como se ele fosse melhor.

Pra mim o DIU de cobre é a melhor saída como contraceptivo! Torcendo muuuuito para dar certo comigo.

Vocês querem post assim que eu colocar ou querem que espere um tempo pra contar como esta sendo as menstruações?