Na hora de fazer um roteiro de viagem, a gente escolhe o que melhor combina com nosso estilo ou com o que queremos fazer na viagem - natureza, rolês pela cidade, gastronomia - mas você sabe os clássicos que precisa conhecer no Rio de Janeiro, pelo menos uma vez na vida?!

  1. Cristo Redentor - Um dos principais cartões postais do Brasil

No alto do morro do Corcovado fica um dos monumentos mais marcantes do Rio de Janeiro. Com seus braços abertos, o Cristo Redentor adorna a paisagem da cidade, impressiona pelo seu tamanho e pela vista que proporciona aos visitantes. Considerada a escultura de Art Déco mais famosa do mundo, o Cristo começou a ser planejado em 1921, mas só foi inaugurado 10 anos depois, em 1931.

Localizado a 710 metros do mar, antigamente os turistas tinham que subir 220 degraus para chegar aos pés da estátua, mas hoje as instalações foram modernizadas, com elevadores e escadas rolantes. Para chegar até lá, você ainda terá a oportunidade de fazer um passeio de trem, atravessando a Mata Atlântica.

  1. Fazer uma caminhada pelo calçadão de Copacabana

Carinhosamente conhecida como “A princesinha do mar”, a praia de Copacabana está entre os principais lugares para visitar no Rio de Janeiro. O local é, sem dúvidas, um dos mais célebres da cidade, incluindo o seu calçadão, desenhado por Burle Marx, com um traçado que remete as ondas do mar e que se tornou a marca registrada do bairro.

Aproveite o passeio para tirar uma foto com as estátuas de Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade e, claro, para relaxar na orla, com uma faixa de areia extensa e um mar calmo, próprio para banhistas. Se quiser estender seu roteiro, inclua uma visita ao Forte de Copacabana e à Confeitaria Colombo, que conta com doces que dão água na boca.

  1. Ipanema - curta a praia com biscoito Globo e chá Mate

Eternizada pela música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a praia de Ipanema fica pertinho de Copacabana, mas se diferencia por ter um ar mais jovial e descolado do que sua vizinha. Localizada entre os postos 8, 9 e 10, ela é considerada uma das praias mais movimentadas do Rio de Janeiro, mas, atenção, as correntezas são mais fortes nessa região.

Pela orla, você encontrará vários vendedores do biscoito Globo, que já se tornou um símbolo da cultura da cidade. Se você quer aproveitar a praia bem no estilo carioca, saboreie um pacote do biscoito acompanhado com um chá mate geladinho, uma combinação clássica.

  1. Arpoador - assista ao pôr do sol mais bonito do Rio de Janeiro

Assistir ao pôr do sol da Pedra do Arpoador é, sem dúvidas, uma das melhores coisas para se fazer no Rio de Janeiro. O espetáculo da natureza deixa seus espectadores boquiabertos, com direito até a palmas no final. Se você gosta de tirar fotos, já deixe o celular preparado, pois certamente conseguirá fazer belas imagens desse momento

Localizada entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema, na Praia do Arpoador você poderá apreciar a beleza de vários outros pontos turísticos do Rio de Janeiro, ao horizonte, como a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Se você curte surfe, também irá gostar do local, que é point dos surfistas na região.

  1. Pão de Açúcar - a subida de bondinho é uma atração à parte

Junto com o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar é um dos principais símbolos da Cidade Maravilhosa e subir até ele é uma experiência única. Do alto, o turista poderá contemplar toda a exuberância da Baía de Guanabara e da Praia de Copacabana, emoldurada pelas montanhas que embelezam ainda mais a cidade.

Para que as nuvens não te impeçam de curtir o visual lá de cima, o melhor é programar a visita em um dia ensolarado. Por isso, fica a dica de checar a previsão do tempo antes de ir e se programar. Chegar no Pão de Açúcar já é uma atração por si só, graças ao passeio de bondinho, que durante a subida também oferece uma vista incrível.

 

Prepare seu roteiro, reserve um dos hotéis no Rio de Janeiro e vá curtir uma viagem incrível pela Cidade Maravilhosa!