Meu nome é Beatriz e eu tenho medo de dirigir!
Hoje vou fazer o blog de diário virtual só um pouquinho, espero que ninguém se incomode! hehe Vou falar sobre medo de dirigir e contar um pouco da minha história...
Que medo é esse? Acredito que esse medo da direção atinja principalmente as mulheres. A gente se sente insegura, despreparada e as vezes até mesmo incapaz de realizar uma função que é ao mesmo tempo simples e tão assustadora. Digo assustadora porque pra quem tem medo o carro passa de um objeto inanimado a um bicho que você precisa controlar e não consegue. Aí você passa sentir medo do carro... Um medo que te deixa fora de controle a ponto das mãos suarem e o coração disparar. Mas é só um carro, certo? Só que por trás dele tem toda nossa insegurança e o medo de fracassar e decepcionar as pessoas, e o pior, decepcionar a nós mesmas.
Isso sem mencionar o fato de sempre que vemos uma pessoa compatível conosco (idade parecida por exemplo), nos perguntamos porque nós não? Porque não conseguimos se elas conseguem? O que há de tão errado conosco?
Medo de dirigir é uma coisa complexa...
Bom, mas minha história é a seguinte: tenho carteira de habilitação há nada menos que 5 anos e não dirijo. Me encho de satisfação de ter acertado todas as questões da prova teórica e passado de primeira no exame prático -embora tenha ficado bem nervosa- mas percebo que de nada adianta se não acho forças pra sair com o carro. Só de pensar em dirigir meu coração acelera, é uma coisa inexplicável. Se o carro morre, meu Deus, as pernas não respondem, tremo de cima a baixo e o estresse e a pressão são realmente insuportáveis.
Sinto uma falta imensa dessa liberdade que dirigir me daria, mas o medo vem me vencendo há 5 anos. Já voltei pra auto escola, fiz mais de 10 aulas "avulsas" e por mais que o instrutor me diga que estou preparada só dirijo na confiança dos pedais que estão com ele. Meu marido já saiu diversas vezes comigo pra treinar e até agora tudo tem se mostrado inútil. Eu sinto medo, fracasso, revolta, e não gosto de me sentir assim por isso desisto todas as vezes. Morar em cidade grande piora tudo porque além do medo da direção em si tem o trânsito, as outras dezenas de carros, pedestres, vaga pra estacionar e tudo mais... (tanto que dirijo na estrada que é uma beleza haha só pra frente)
Mas porque resolvi escrever esse post? Pra não me sentir sozinha nessa luta e ouvir os depoimentos de vocês, quem sabe alguém que passou pelo mesmo me diga como conseguiu vencer ou até mesmo quem está passando nesse momento e veja que não estamos sozinhas.
Comprei esse livro da foto que me pareceu bastante interessante com dicas e exercícios práticos e até agora não li nem uma linha (normalmente leio um livro de cabo a rabo rapidamente) então meu primeiro compromisso comigo mesma após esse post será ler ao menos um capítulo e tentar dar um passo de cada vez.
Não dirigir é um assunto muito difícil pra mim e acho que só me sentirei bem o dia que conseguir sair por aí sozinha, no meu carro.
Mais alguém comigo?
----------------
EDITADO: já li a metade do livro e a primeira coisa que preciso dizer é que ele não ajuda com o medo de direção! Falo isso porque como o post trata do meu medo vocês podem achar que ele ajuda nessa parte, como eu também achei! Mas na verdade não vi essa promessa no livro e ele realmente não tem nada de "ajuda psicológica" são apenas dicas para aprender dirigir mesmo. E sem querer ofender, nem muito menos menosprezar o trabalho da autora, mas algumas partes me deixaram com ainda mais medo do que quando comecei a ler. Medos que eu não tinha e com ele passei a ter por conta de alguns relatos que aparecem no livro.
------------------
aqui