bolo de abacaxi para aniversario Como comentei com vocês ontem decidi de última hora (ta, uma semana antes) fazer eu mesma as comidas do meu aniversário. Eu nunca tinha feito nada assim tão completo e confesso que tive medo de sair tudo errado, mas graças a Deus sai tudo certinho e hoje quero ensinar a vocês as receitas.

Consegui fazer tudo em um dia e só (fiz no dia anterior) e comprei pronto os salgados fritos, alguns docinhos e empadinhas. Ficou tudo tão gostoso que nem eu acreditava que tinha feito! O bolo ficou incrível, bem molhadinho, com bastante recheio e o melhor de tudo: lindo! O bolo salgado também ficou maravilhoso, quase não sobra pra contar a história. bolo de abacaxi para aniversariotorta salgada de frango e ovos Pra tudo ficar assim tem vários truques, viu? E eu vou ensinar tudo pra vocês, é bem fácil. Eu fiz:

  • Bolo com recheio duplo de abacaxi
  • Bolo salgado de frango, requeijão e creme de ovos (receita aqui)
  • Docinho fondado/fino de castanha do pará (receita aqui)
  • Cupcakes de chocolate com doce de leite (receita aqui)

Vamos começar pelo bolo! Eu queria um bolo bem lindo e fácil de decorar. Já tinha visto uns de kitkat por aí e achei pulo do gato pra quem não sabe confeitar bolo, mas eu queria branco e não achei. (sem falar que ia ficar uó de caro tanto kitkat) aí eu mesma fiz essas barrinhas de chocolate (mamão com açúcar de fazer). 

Receita de bolo de abacaxi para aniversário:

Bolo: 3 pacotes de bolo festa Dona Benta: preferir fazer com esses de pacotinho porque é um adianto na vida e fica muito bom! Faça conforme ensina no pacote e asse em duas vezes (eu fiz 1 pacote e meio e assei, depois fiz mais um pacote meio e asei) *A minha forma é de 30cm.

O segredo pro bolo ficar reto em cima e não crescer muito no meio, facilitando assim a decoração, é untar somente o fundo da assadeira (eu coloquei papel manteiga que não tem erro de grudar o fundo) assim a massa agarra nas laterais e fica tudo nivelado. Depois é só passar a faca em volta pra soltar as laterais.

Desenforme o bolo e corte no meio, fazendo duas camadas.

Segredo para cortar o bolo em camadas: vá cortando em volta com uma faca de serra, só delimitando a área em volta de todo bolo, tentando cortar o mais certo possível. Depois é só pegar uma linha colocar nessa guia, esticar deixando firme e ir puxando com cuidado pra separar as duas partes. Pra tirar a parte de cima coloque um jogo americano entre as duas camadas do bolo e separe.

Faça a outra parte da receita da mesma forma.

Recheio do bolo: Foram dois recheios, um de creme é um só de abacaxi.

Recheio de abacaxi:  3 abacaxis grandes cortados em cubos pequenos

2 xícaras de açúcar

cerca de 300ml de água

Aí é só colocar tudo no fogo e deixar cozinhar até o abacaxi ficar com uma cor meio dourada. Tem que ficar bastante caldo junto com o abacaxi, é isso que vai deixar o bolo molhadinho, por isso nem teremos calda separada, se ficar pouco coloca mais água.

Recheio de creme:

2 latas de leite condensado

500ml de leite

2 colhes de sopa de maizena

1 gema

Misture tudo e leve ao fogo até engrossar (fica um mingau bem grosso)

Decoração do bolo: cerca de 40 barrinhas de chocolate

300 a 500 gramas de confetes coloridos

Chantily para colar tudo no bolo (pode ser clara em neve batida com açúcar)

Fita para fazer o laço

Barrinhas de chocolate imitando kitkat: 500 gr de chocolate branco 150gr de flocos de arroz (bolinhas tipo biscoito)

Forma para chocolate no formato dessas barrinhas Você compra tanto o chocolate assim a peso quanto os flocos de arroz em casas de festas, é muito fácil de achar. Pica o chocolate em cubos e derrete por 2-3 minutos no microondas (mexendo a cada um minuto) e mistura os flocos de arroz, depois é só colocar nas forminhas e deixar na geladeira até ficar duro pra desenformar. (uns 20 minutos) O floco de arroz é pro chocolate não ficar muito duro, assim ele fica mais aerado e sem falar que rende o dobro.

Montagem do bolo:

Aqui tem outro segredo pro bolo ficar bem certinho e não ficar tudo torto e irregular. Recorte uma cartolina e faça tipo um aro em volta da primeira camada de bolo, da altura que você achar que o bolo vai ficar, deixando bem justo e cole com durex. Assim você vai montando as camadas ali dentro e depois de deixar um tempo na geladeira fica tudo certinho e fácil de decorar.

Coloque uma camada de bolo Cubra com uma camada do recheio de abacaxi em calda que fizemos, molhando o bolo com a calda. Coloque uma camada de recheio em creme Coloque mais uma camada de bolo e repita tudo até colocar a ultima camada de bolo. No caso vão dar 4 camadas de bolo e 3 recheios.

Como eu achei que ia ficar muito alto (eu queria no tamanho das barrinhas) eu fiz com 3 camadas de bolo e dois recheios. Deixe na geladeira por umas 3 horas. Depois retire a cartolina que está em volta, passe o chantily ou o merengue no topo e em toda volta. Vá colando as barrinhas de chocolate e por fim passe a fita em volta dando um laço. Em cima você coloca bastante confete. O ideal é colocar o confete no dia de servir o bolo pra ele não ficar manchado. E pronto!

Foi o melhor bolo que já fiz na vida! É trabalhoso? Um pouco! Mas é bem fácil de fazer, podem acreditar. Uma dica final que deixo é comprar aquelas formas de plastico com tampa pra guardar o bolo na geladeira até a hora de servir. Sabe aquelas que a gente vê em confeitarias protegendo os bolo? Custa menos de 3 reais nessas casas de festas.

As outras receitas eu vou colocar durante a semana, junto com so outrop osts do blog,  porque senão o post fica gigante e eu morro de tanto digitar haha Qual receita vocês querem em seguida? Espero que gostem!   Ps. a velinha de 25 anos era uma brincadeirinha com a family, eu fiz 29! Foi só pra ver tudo mundo especulando haha   Vejam todas as receitas do aniversário aqui.