Quem me segue no Instagram já viu e quem não viu vai ver hoje! hehe (me segue lá: @euvouderosa) Eu fiz o retoque das luzes que recebi da Loja Kutiz Beaute e meu marido me ajudou a puxar os tufinhos de cabelo na touca.
Vou contar tudinho pra vocês como foi por isso o post será longo, mas já adianto que estou contando minha experiência e não ensinando a fazer (não posso ensinar o que ainda nem sei direito, né? rs)
Porque eu decidi fazer em casa? Eu sempre tive vontade de fazer minhas luzes com esse descolorante da Schwarzkopf e claro que tinha a opção de levar no salão pra um profissional pra fazer, mas sendo muito sincera não estou mais com ânimo e disposição de ficar 5-6 horas no salão retocando o cabelo, sei lá, to meio de saco cheio sabe? São anos nessa rotina! E outra, me bateu aquela coisa de querer saber fazer sozinha. Afinal eu faço praticamente tudo no meu cabelo, porque não luzes?
Mas com isso preciso dizer que não recomendo fazer qualquer química em casa! Parece simples mas é um processo bem arriscado! Tem o risco até de perder todos os fios que foram descoloridos uma vez que eles podem ter um corte químico. É perigoso! Sem falar que se você sente medo no meio do caminho e tira tudo vai ficar com o cabelo laranja, machado, etc... Então muita calma nessa hora.
Essa foi a primeira vez e claro que passei por bons apuros, me desesperei, pensei que não ia dar certo mas no final nem ficou tão ruim assim hehe Eu vejo muitos defeitos mas pra uma primeira vez estou até orgulhosa de mim (só um pouquinho)
Vamos lá:
Eu usei uma touca de silicone e dentro dela ainda coloquei uma touca plástica pra evitar ao máximo que o produto escorresse e manchasse os fios de baixo. Essa dica eu peguei com a Tatiana Lobo nesse vídeo onde ela fala sobre luzes. Foi muito valiosa a dica, obrigada!
Fios puxados na touca de silicone
Então eu e meu marido puxamos os tufinhos com uma agulha de crochê. Eu tenho muito nervoso dessa hora, a lembrança da cabeleireira cavucando minha cabeça me assombra até hoje, então eu comprei uma agulha mais grossinha. Essa parte requer muita calma e paciência. Demoramos uma hora mas até meu marido que nunca colocou a mão em nada disso tirou de letra. A dica pra evitar a quebra é: a cada dois ou três tufinhos que tirar já passe o pente pra desembaraçar e puxar os fios que ficaram meio dentro meio fora. No salão eles só desembaraçam no final e muito fios são quebrados nessa hora.
Tudo puxado veio a hora do descolorante. Aqui eu me enrolei demaaaais pra fazer sozinha! Começando pela consistência da mistura. Eu não sabia como tinha que ficar exatamente mas sabia que se ficasse muito mole ia escorrer e poderia manchar por baixo. Com isso acabei fazendo duro demais 🙁 isso definitivamente não foi bom porque não clareou o tanto que poderia clarear e em menos tempo se tivesse mais molinho. Enfim, é uma anotação mental que já fiz pra próxima vez. Sem falar que parece que resseca mais quando fica mais duro.
Minha ideia era correta: passar o descolorante na raiz deixar clarear uns 20 minutos e depois pruxar pro resto pra igualar o tom. SÓ QUE a bunita aqui não se tocou que tinha partes que o cabelo "preto" ai até o meio e não só na raiz. Ou seja, depois de 20 minutos eu tinha um cabelo loiro na raiz, preto no meio e amarelo nas pontas. Coisa linda! Foi o suficiente pro desespero tomar conta de mim. Corri passar o descolorante no resto e aguardei mais uns 15 minutos. Nessa hora eu sabia que tinha que deixar mais tempo porém a raiz já parecia branca, fiquei com medo e decidi tirar tudo. (Update: o correto seria aplicar o descolorante até onde havia predominância do preto, até quase o meio, aguardar no mínimo 40-50 minutos, e aí sim puxar para o restante, deixando agir mais uns 10-15 minutos. O cabelo teria ficado bem mais claro, mas nessa época eu não sabia rs)
No enxague eu entrei em pânico de vez! A raiz estava amarela feito gema de ovo!! Muito amarela, quase laranja. O que ocorreu foi que o descolorante engana muito, parece que está branco mas não está, então outra dica que eu daria pra mim mesma é: enxague só um tufinho pra ver se a cor realmente esta boa.
Corri pro chuveiro pra lavar e matizar. Lavei com Silver mas não deixei agir, só lavei mesmo porque queria usar a máscara roxa da Tec Italy. Apliquei e deixei pausar uns 5 minutos. Sequei e vi que o estrago não era tão grande como eu pensava. Claro que ficou meio desigual em algumas partes mas sendo bem otimista até no salão acontece isso, não é verdade?
Enfim, pretendo aprender com erros e melhorar na próxima vez, mas eu já lavei o cabelo uma segunda vez depois do retoque e esse aspecto ressecado praticamente já sumiu, a cor também está muito boa e mais uniforme.
Sobre o descolorante achei muito bom! Pela caca que eu fiz ele clareou bem mas sei que poderia ser melhor aproveitado usando de forma mais correta.
Pra quem tiver interesse no descolorante, que é caro e difícil de encontrar, eu achei o melhor preço aqui na Kutiz Beaute. Pretendo continuar usando.
Agora é intensificar a matização, a reconstrução e aproveitar pra testar produtos novos.
Pra você que leu até aqui o meu muito obrigada pelo interesse e paciência e tenha todas uma ótima semana! 🙂
Gostaram? Qual foi minha nota?
aqui