pergunta da semana

Olá meninas!

Hoje a pergunta da semana é mais uma coletânea de dicas de coisas que você não deve fazer com seu cabelo ou deve evitar ao máximo.

São dicas que se você tentar seguir ajudam muito na saúde dos cabelos e principalmente evitar a quebra.

Vamos conferir:

Dormir com cabelo molhado: provoca proliferação de fungos porque a umidade do cabelo e o calor da pele são o ambiante ideal pra eles. Assim você pode ter o aumento da capa e até mesmo seborreia.

Usar elástico apertado: provoca quebra dos fios e o uso contínuo ainda faz uma marca que nem alisamento tira. Prefira usar pregadeiras do tipo "piranha" ou se preferir elásticos use aqueles encapados de tecido, tipo "xuxinha" e não aperte muito.

Prender o cabelo molhado: aqui você tem o problema do fundo e da quebra juntos. Evite ao máximo.

Esfregar as pontas com shampoo na lavagem: o cabelo já fica mais fragilizado quando está molhado se você esfrega as pontas, produzindo atrito, além de aumentar o frizz, desalinhar as cutículas ainda pode provocar quebra. Lave o cabelo massageando a raiz e deixa que a espuma que cai se encarrega de lavar o restante do cabelo.

Esfregar as pontas com a toalha na hora de secar: mesmo problema de cima. Seque somente apertando o cabelo.

Deixar condicionador no cabelo: produtos sem enxágue são próprios pra ficarem no cabelo, produtos com enxágue te mais "química" emoliênte e não podem ser deixados nos fios. Causam ressecamento e até problemas no couro cabeludo.

Fazer chapinha e/ou escova todo dia: é um dano que o cabelo deve receber de preferência uma vez por semana, mas até duas é aceitável. A chapinha é ainda pior é pode causar até a quebra do cabelo, semelhante ao corte químico. Em todo caso é obrigatório fazer uma hidratação sempre que for escovar ou usar a chapinha.

Morder o cabelo: além de ser anti higiênico quebra os fios que ficam com aspecto literalmente de mastigados. Se a pessoa engolir então provoca sérios problemas no estômago.

Misturar químicas: a mistura de químicas é muito contraindicada e só deve ser feita por profissionais. Tioglicolato com guanidina por exemplo é corte químico na certa. Cabelos descoloridos devem ter cuidado redobrado, sao compatíveis com poucas químicas.

Lavar o cabelo só com shampoo e condicionador sempre: aqui entra o tratamento dos fios. Se eles forem secos, ressecados e principalmente danificados só shampoo e condicionador não dão conta do recado. Eu prefiro trocar o condicionador por uma máscara de hidratação e uso em TODA lavagem, mas caso você prefira usar o condicionador no dia a dia use a máscara ao menos uma vez por semana.

E foi isso, dicas básicas que coloquei no meu dia a dia há anos e sempre me ajudaram muito!

E você, tem alguma dica do que não se deve fazer no cabelo?