Sempre que eu posto algum tratamento envolvendo acidificante surgem várias dúvidas sobre sua utilização! Acidificante é uma coisa relativamente nova para nós consumidoras e pra ser sincera quando usei a primeira vez eu também não tinha muita noção de tudo.

Hoje, com pelos menos 3 anos de uso, aprendi bastante coisa sobre este item indispensável para cabelos danificados e vou dividir tudo com vocês nesse post.

Bora?

O que é acidificante? é um creme com enxague, semelhante a um condicionador, que você aplica nos fios e enxágua depois de uns 2-3 minutos com o intuito de selar as cutículas dos fios por meio de equilíbrio do Ph.

Pra que serve? O acidificante serve basicamente para "acidificar" o cabelo, falando mais precisamente, reduzir seu PH. Entenda: nosso cabelo tem Ph em torno de 5,5 que já é um Ph ácido (menos que 7 é ácido, 7 é neutro e maior que 7 é alcalino), mas quando fazemos químicas elas elevam o Ph do cabelo, para que as escamas se abram e elas possam penetrar - um alisamente tem Ph por volta de 13!!-. Só que cabelo com Ph alcalino/alto é igual cabelo com escamas abertas, e cabelos com escamas abertas perdem seus nutrientes e não conseguem reter nenhum tratamento. É onde entra o acidificante, regulando esse Ph, fazendo ele voltar a ser ácido e com isso fechando/alinhando as cutículas. Os acidificantes normalmente tem Ph menor que 3.

fio

Como usar: finalmente vamos a parte mais polêmica que é como usar o tal acidificante! Antes da máscara? Depois da máscara? Antes e depois?

Quando eu comecei usar acidificante me parecia muito lógico que seu uso devia ser feito no final de tudo, afinal ele serveria para selar as cutículas, logo no final parecia o mais correto. Como o cabelo vai receber o tratamento com as cutículas seladas, certo? ERRADO!  Nem tudo que parece certo na teoria funciona na prática.

O acidificante deve ser aplicado antes da máscara, logo após o shampoo! Desse modo ele age fechando as cutículas, deixando o fio similar a um cabelo saudável, e quando for introduzido o tratamento ele não vai escorrer pia a baixo como aconteceria num cabelo com as cutículas abertas.

Mas você ainda não esta convencida, achando que o cabelo vai estar selado e o tratamento não vai penetrar, correto? Veja bem: o termo "selar as cutículas" é meio exagerado, as cutículas se alinham para baixo, se mantendo juntinhas e fechadinhas, mas elas não estão seladas, estão fechadas! O tratamento penetra normalmente, caso contrário somente cabelos muito danificados, com as cutículas abertas, poderiam receber tratamento. Em qualquer outro cabelo mais saudável, com as cutículas fechadas, esse tratamento não penetraria. Entende? E se te convence ainda mais um dos protocolos de tratamento mais antigos com acidificante -que é com o kit K-Pak da Joico- usa o acidificante antes de máscara.

Dito isto ficamos combinadas que o mais correto é aplicar o acidificante ANTES da máscara de tratamento (mais precisamente a de reconstrução, que é com que o acidificante mais combina), mas isso não quer dizer que você não possa aplicar mais um pouco de acidificante depois de tudo pra dar aquele toque final. Nesse caso nem necessita deixar agir, só aplicar e remover.

De quanto em quanto tempo usar? Essa parte é mais complexa porque varia muito do estado do cabelo! Veja só: um cabelo elástico, poroso, que acabou de passar por uma descoloração e esta praticamente desmanchando, precisa de mais acidificante que os outros (assim com de reconstrução). Então essa pessoa vai fazer muitas reconstruções e pode usar o acidificante em todas elas. Isso no início! Não devendo ultrapassar uma vez na semana.

Já cabelos danificados tipo os meus, agradecem seu uso a cada 15 dias. Cabelos levemente danificados a cada 30 dias. Aí vai do bom senso e experiência de uso de cada um, afinal cada cabelo tem sua particularidade e vontade própria.

Qual acidificante eu uso e indico? Quem é leitora do blog já sabe, mas caso você esteja chegando agora por essa bandas um que já uso há muito tempo e gosto muito é o Ph Balancer da K.Pro. Seu efeito é ótimo, dura uma vida e tem um preço incrível (tem pra vender aqui). (minha embalagem é antiga)

Receita caseira: caso você não possa comprar o que indiquei acima, que não é caro e rende muito,  vou te ensinar uma receitinha muito similar ao acidificante comprado pronto: Você vai precisar de condicionador e vinagre branco -qualquer um, menos o de álcool-. Misture somente o que for usar na hora: 3 colheres de sopa de condicionador para um de vinagre. Use da maneira ensinada neste post.

 

Dúvidas tiradas? Qualquer coisa só dizer nos comentários! 😉