E depois de 6 meses cá estou para contar como foi minha experiencia com óleo de coco para alisar os cabelos!
Vocês me cobraram muito a atualização desse post, mas eu realmente queria esperar os 6 meses, que é o tempo mínimo de tratamento, para dizer o que eu achei.
Vamos lá...
Pra quem perdeu o post inicial vou explicar rapidamente porque acredita-se que o óleo de coco tem o poder de alisar os fios com o uso prolongado:
O motivo principal seria ele conter lisina. Um aminoácido capaz de alisar a estrutura do fio de forma muito gradativa e lenta. Mas apesar da lisina ser a principal causa do alisamento o óleo de coco não para por aí.
Por ele ser altamente nutritivo também ajuda e muito na recuperação dos danos do cabelo, deixando o fio mais saudável, sem frizz, e consequentemente mais liso. Lembra de eu sempre repetir que cabelo ressecado não fica liso? (ou pelo menos não segura a forma por muito tempo), então, um cabelo bem nutrido é o primeiro passo para um liso perfeito.
Outro grande benefício do óleo de coco para o cabelo é ele ser antibacteriano e ajudar no controle da caspa. Um bulbo capilar entupido não tem crescimento saudável.
Pra saber mais sobre o assunto e modo de uso é só acessar o post completinho que fiz sobre isso aqui.
Mas e aí, funcionou ou não? Eu tentei usar o óleo toda noite anterior a minha lavagem, lavando no dia seguinte. Primeiro eu comecei usando uma quantidade grande, meio que encharcando o cabelo de óleo e isso não funcionou pra mim. Primeiro porque é muito difícil tirar todo aquele excesso de óleo no dia seguinte e segundo porque lavar o cabelo 3-4 vezes com shampoo jamais será uma boa ideia.
Então comecei fazer uso como uma umectação normal, aplicando uma quantidade menor de produto e caprichando mais do meio para as pontas.
No início não senti muita diferença, até que um dia minha irmã me falou que meu cabelo estava com a aparência muito melhor. Como ela convive comigo a vida toda, mas não me vê todos os dias, logo atribuí o efeito ao óleo de coco (como a gente se olha todo dia acaba não notando bem as coisas).
Então concluo que o cabelo melhorou sim em termos de hidratação, maciez, brilho e aparência de cabelo tratado, porém não senti qualquer efeito de alisamento nos fios!
Resumindo a novela continuo vendo o óleo de coco como um aliado maravilhoso para nutrição, agora alisar o cabelo ele não alisa (pelo menos não o meu). A não ser aquele alinhamento de cutícula, provocado pelo tratamento que o óleo proporciona, e confere um efeito de redução de frizz nos fios dando impressão de fios mais lisos (que na verdade só estão menos rebeldes).
Mas não pararei de usar por isso! O tratamento em si vale super a pena e vou continuar fazendo. Caso eu mude de opinião volto pra contar 😉
Onde encontrar o óleo de coco puro? O óleo puro você encontra em casa de produtos naturais, como Mundo Verde, Via verde, etc... na embalagem vai estar escrito "100% vegetal ou puro". Não importa se estiver escrito que é para dieta, emagrecimento, culinária... sendo puro é tudo o mesmo óleo. E ele pode estar liquido transparente ou assim em pasta como o meu, isso vai da temperatura! No frio ele fica durinho mesmo. O meu comprei liquido e no dia seguinte estava assim. Pra quem tiver dificuldade em encontrar tem várias opções aqui nas Lojas Americanas a partir de 20 reais (só colocar oleo + coco na busca).
Pra quem não viu eu já gravei um passo a passo de aplicação e lavagem do óleo de coco:
aqui