Eu não ia fazer esse post já que tentativa de fazer mechas californianas em cabelo com progressiva foi totalmente fail, mas depois pensei bem e porque não? No mínimo serve de experiência pra quem tem progressiva e ficou com vontade de fazer.
Já não adianto que não tenho nada contra o kit! Achei um produto super bacana e até fácil de usar. Uma coisa importante de ser dizer é que a ação de clareamento do kit não é tão forte como de uma mistura de descolorante+ox, mesmo assim dá aquele efeito de cabelo "avelã" que é mais sutil e fica muito bacana em cabelo escuros.
Mas vamos a história:
A Ariana queria muito dar um mudada e me perguntou se eu aplicava o kit no cabelo dela. Ela tem progressiva e de início não achei a ideia tão boa mas como ela queria muito concordei em ajudar.
Fizemos a mistura como mandava o fabricante (bem fácil por sinal) e depois a aplicação a gente teve que decidir se fazia como ensinava na caixa -dividindo o cabelo ao meio e passando a escovinha aletoriamente- ou como o "cabeleireiro oficial do kit" mostrava nesse vídeo abaixo.
Decidimos fazer uma mistura dos dois: dividi o cabelo em dois, porque os fios dela são grossos e muito, e fui fazendo a aplicação com a escova de modo meio irregular. Assim não corre-se o risco de ficar aquele efeito "meio a meio" que não é nada bonito.
cabelo separado para a aplicação e com produto já aplicado
O kit rende bastente! Deu pra fazer tudo e ainda sobrou, aí com a sobre eu decidi colocar na mão e aplicar diretamente nas pontas. Assim as pontas ficariam todas descoloridas e pra cima somente alguns fios. A ideia era boa...
Deixamos agir por uma hora (o certo seri até 45 minutos mas eu vi que não tava clareando) e depois enxaguamos e lavamos com o shampoo hidratante do kit. Pra finalizar ainda achei melhor ela fazer uma reconstrução com a Penetraitt da Sebastian.
Como já adiantei no título de post e como podem ver nas fotos o resultado foi totalmente desanimador... As pontas que mais tinham descolorante não clarearam nada e o resto do cabelo somente umas 3 mechinhas ficaram levemente acobreadas.
Foi muito frustrante! Além de não ter clareado nada estragou bastante os fios e ainda tirou um pouco o efeito "selante" da progressiva. Segundo a Ari a situação está péssima. (ah ela não tem tinta! O cabelo dela é dessa cor mesmo)
O problema nem foi o kit, creio que mesmo se tivéssemos feito com descolorante+ox o resultado não seria muito diferente.
Mas porque isso acontece? Depois do resultado desastroso lembrei da Carla do Eu amo Cabelo relatando uma experiência de luzes num cabelo com progressiva de forma muito parecida. Ela disse que o cabelo abria de forma totalmente irregular. Uma parte clareava mais outra não clareava nada, isso na mesma mecha! Ou seja, um terror total.
E sim, nós fizemos o teste de mecha! Mas como o efeito de clareamento acorre em cada mecha de uma forma diferente não foi possível prever o que aconteceria.
Agora a saída que vejo é tratar um pouco e em seguida retocar a progressiva pra pelo menos melhorar a aparência.
Então meninas, fica de alerta: cabelos tratados com progressiva são imprevisíveis! Todo cuidado é pouco, teste de mecha é imprescindível e de preferência na parte de cima dos fios, onde o cabelo é mais frágil e onde será mais visto o efeito do produto depois finalizado.
aqui