Esse receita é muito gostosa e tem me salvado nos meus lanches sem gluten. Quem não consome gluten sabe que a parte mais difícil são as refeições intermediárias. Depois que descobri esse biscoito como no café da manhã, da tarde ou quando quero beliscar (apesar de eu não ser muito de ficar beliscando)
A receita é mega simples! Eu aprendi no site Penelaterapia mas a minha faço um pouco diferente, pra ficar mais leve e menos calórica. A original leve mais queijo, mussarela, e mais óleo, veja aqui.
Receita palitinhos de queijo e polvilho doce
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícaras de Polvilho doce;
- 1/2 xícara de óleo;
- 1/2 xícara de leite;
- 2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de orégano;
- 1 ovo.
Modo de fazer:
A medida do leite e o óleo eu faço assim: encho a xícara com leite até um pouco pra cima da metade e completo com óleo. Ou seja, fica um pouco mais de leite do que de óleo. Usei óleo de milho, mas pode ser qualquer um. Já fiz até com azeite porém ficou mais seco, não gostei. Meu leite é semidesnatado, mas também pode ser o integral.
1-Coloque o polvilho em um recipiente grande. Ferva o leite e o óleo juntos, assim que começar a ferver desligue e jogue sobre o polvilho. Misture com a ajuda de uma colher até virar uma farofa grossa.
2-Adicione os demais ingredientes e sove com as mãos até virar uma massa lisa e uniforme, que você consiga fazer uma bola. Se ficar seca, adicione um pouco mais de leite quente ou se ficar muito úmida, coloque mais polvilho.
3-Faça cobrinhas finas e coloque em uma assadeira (não precisa untar). Preaqueça o forno enquanto prepara a massa. Leve para assar até os palitos dourarem levemente. O tempo de forno varia muito, o meu levou 20 minutos porque meu fogo é meio fraco.
Dicas: se você quiser os rolinhos mais crocantes deixe durar mais, o meus eu queria macios por dentro, aí dourou em baixo eu já tirei. Em cima ficaram meio branquinho mas eu prefiro assim.
Use uma mesma xícara para medir tudo! Eu uso aquelas de medida de 250ml, mas pode ser uma de chá.
A massa fica muito homogênea e gostosa de trabalhar. O óleo é muito importante pra dar maciez! Prove um pedacinho da massa pra certificar que não está sem sal, massa de polvilho é danada pra ficar sem sal.
A receita rende essa quantidade que veem na foto. E sobre trocar o polvilho doce pelo azedo eu acho que ficará mais seco e duro.
aqui