fundorosa

Pra quem ainda não sabe além de escrever o blog há mais de 6 anos falando sobre cabelos eu também tenho um e-book onde reuni minha melhores dicas de cuidados capilar. Tudo testado e aprovado por mim!

Além de contar minha história capilar, os dramas que já passei com meu cabelo, falar de muitos tratamentos, dicas de produtos e etc, já no primeiro capítulo do Manual do cabelo tratado eu deixo minhas dicas infalíveis para cuidar do cabelo. Aquelas diquinhas básicas -ou nem tanto- que a gente pode fazer sem muito esforço e não faz por puro desconhecimento.

São as dicas que considero mais importantes e úteis pra quem quer aprender a cuidar dos cabelos em casa.

A primeira delas foi a que realmente mudou meu cabelo e minha forma de tratá-los:

creme-cabelo

Troque seu condicionador por uma máscara de tratamento em toda lavagem! Você que lê o blog já está careca de saber disso, e claro que isso, assim como a maioria de tudo que vou falar, se aplica melhor a cabelos danificados, secos e ressecados, mas como esse é o público alvo do meu trabalho creio que não será problema.

As máscaras hoje em dia agem em no máximo 5 minutos então você pode perfeitamente fazer como eu faço: tratar seu cabelo durante o banho. Comece sempre lavando o cabelo e aplicando produto, assim enquanto você termina seu banho o produto age, penetra ainda melhor por causa do vapor do chuveiro e você não desperdiça seu tempo nem muito menos água.

A segunda coisa que considero superimportante é ter pelo menos uma boa máscara de tratamento. Veja bem, como eu disse no início do livro ele não será baseado em produtos caros e profissionais, mas entenda que é realmente importante que você tenha pelo menos uma que seja profissional. Elas são mais caras porque contém uma maior quantidade de princípios ativos, matéria prima que realmente tratam o cabelo. E se você dividir o preço pelo número de vezes que vai usar verá que não sairá tão caro assim. E sem falar que economizando um tratamento no salão você compra uma excelente máscara que vai durar no mínimo uns 3 meses usando um vez por semana (ou até mais).

O bom seria ter ao menos uma máscara hidratante e uma reconstrutora que fosse profissional, mas se não puder apenas a reconstrutora será suficiente, uma vez que temos muitas hidratações e nutrições bem acessíveis no mercado. Aqui no blog eu já listei meus produtos favoritos para reconstrução. Apesar do post não ser tão recente ele já foi atualizado.

Passemos a próxima dica:

xampu-tipos-lavar-cabelo

Lave bem os seus cabelos! De nada adianta estar sempre fazendo hidratações se seu cabelo está sujo, cheio de resíduos impedindo o tratamento de agir. Por isso minha recomendação é que use um shampoo transparente, pelo menos uma ou duas vezes na semana. Não sou a maior adepta de shampoo antirresíduos, acho que o shampoo transparente faz bem o seu papel, mas tenho um queridinho pra usar de vez em quando: é esse da Charis. Quer saber mais sobre shampoo transparente? Veja o post sobre ele aqui no blog.

Use leave in: não importa se você faz escova, chapinha ou deixa seu cabelo secar natural. Leave in/ creme para pentear é indispensável.  Ele aumenta a hidratação, controla o volume –tem uns que dão volume também, fica a gosto do freguês- e ainda por cima protegem o cabelo dos danos. Quer saber meus preferidos? São esses.

Mantenha uma rotina de tratamento! Saiba que cuidar dos cabelos é um hábito que você deve adquirir. Não é uma coisa que vai fazer uma ou duas vezes e depois parar, mas não se preocupe, com o tempo você acaba fazendo tudo automaticamente. Ainda mais seguindo as dicas do post <3

 

 Gostaram das dicas? Simples porém valiosas! Quem quiser adquirir o e-book é só clicar aqui. Está em promoção por 19,90.

Agora quero saber de vocês quem tem alguma dica infalível pra compartilhar!