img_8208

Meu presente de natal! <3

Tem tempos que eu estava querendo investir numa lente nova, mas custei decidir qual lente comprar!

Eu tinha algumas exigências que eram que a lente devia ter uma distancia boa (gente, não conheço termos técnicos, não sou fotógrafa, então eu falo do jeito que eu interpreto as coisas, tá? Me corrijam aí, rs!) e o que quero dizer com distância é que eu gravo e fotografo sentada na minha mesa, com a câmera bem na frente, então ela não podia ser igual uma lente 50mm por exemplo, que só pega meu rosto. Ela precisava pegar até o busto, mesmo eu estando tão perto.

Outra coisa que ela precisava ter era a tecnologia STM. Essa tecnologia da Canon significa que a lente é silenciosa ao fazer o foco. Isso é determinante na gravação de vídeo -foco automático e silencioso-.

A última exigência é que ela deveria ser uma lente clara. Com abertura de no máximo 2.8.

Um parêntese sobre essa tecnologia STM é que ela só funciona nas versões T4i em diante. A minha é T5i. Isso falando em câmeras de entrada, as que nós chamamos "semi profissionais".  Teoricamente ela impede que a câmera faça aquele barulho de robozinho sempre que vai focar. Mais abaixo vou explicar o porque do "teoricamente".

Bom, tendo em vista essa 3 condições eu finalmente escolhi a lente 24mm F2.8 STM.

Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenha Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenha img_8224 Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenha

Na verdade eu queria uma que chegasse 18mm e tivesse uma abertura ainda maior, f1.8, porque seria uma lente ainda mais clara! A lente quanto mais clara mais desfoca o fundo e obviamente deixa a foto mais clara, precisando de menos iluminação artificial. Só que com essas especificações não tinha STM. Foi um parto pra me decidir....

A minha lente perfeita seria uma similar a que já tenho, e veio no kit quando comprei a câmera: a 18-55mm STM. Só que a abertura dela máxima dela é 3.5, então não é uma lente muito clara e isso me incomodava. Mesmo assim eu amo essa lente e 95% das fotos que vocês veem no blog é feita com ela! A outra lente que tenho é a 50mm f1.8, conhecida como cinquentinha, e uso as vezes para desfocar bem o fundo de produtos, mas não é sempre (fiz as fotos da lente com ela).

Voltando a 24mm...

img_8066Canon T5i + lente 24mm

Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenhalentes 18-55mm vs 24mm

Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenhaComparativo de foto: 24mm vs 18-55mm

O que achei dela: a qualidade de imagem é notavelmente melhor e mais nítida do que a 18-55. Isso por causa da qualidade da lente mesmo, já que ambas conseguem fazer os 24mm. Além de ser uma lente mais clara, por causa do f2.8, ela também é mais nítida e faz um contraste melhor na imagem.

Nessa foto que fiz comparativa eu não achei taaanta diferença na qualidade da imagem, mas notem o fundo mais desfocado na pérola e a imagem mais clara em comparação a 18-55. A nitidez também é maior! Nas fotos de rosto eu senti mais diferença ainda! Só vou usar ela pra me fotografar daqui em diante. Tomara que dê pra vocês notarem porque o WordPress tem a péssima mania de reduzir a qualidade das fotos...

A distância de 24mm até que ficou boa para o que eu queria -fotografar sentada na mesa-, só tenho que sentar um tico mais pra trás. Apesar dela não desfocar tanto o fundo quanto uma f1.8 ela ainda desfoca mais do que a lente 18-55 do kit que só vai até 3.5.

img_8231

Falando no corpo da lente, o material que é feito, a 24mm também é muito melhor que a a do kit. A 18-55 é toda de plástico -o que é bom porque fica bem leve, rs- , já a 24mm tem alguns partes em metal que deixam a lente mais durável e resistente -note o encaixe embaixo-.

 

Ainda durante a escolha eu cheguei comprar uma lente Sigma (que é uma marca que faz tipo peça paralela de carro, sabe? Ela faz lente para Canon e Nikon). A Sigma tinha uma lente 17-50mm -o que facilita bem porque não é fixa como a que comprei, você pode dar zoom- e também tinha a tecnologia HSM, similar a STM, que deveria deixar a lente mais silenciosa. Porém quando a lente chegou eu vi que na prática essa tecnologia na funciona e o barulho o motor era captado pelo vídeo. Aí acabei devolvendo e me decidindo pela da Canon, que além de original ainda era bem mais barata.

 

Pra finalizar vou falar do STM que era uma coisa que eu não abria mão e me decepcionou demais na 24mm! A lente do kit, 18-55mm, é STM e é a que eu uso sempre para gravar meus vídeos. Ela demora um pouco para fazer o foco, porém é totalmente silenciosa e muito suave. A parte do suave quer dizer que você não nota a lente aproximando e afastando para focar. Já a 24mm, não sei porque cargas d'água, mesmo sendo STM faz barulho ao focar e ainda mostra lente se movendo durante o foco. Ou seja, achei ela maravilhosa para as fotos, mas para o vídeo ainda não vou poder usar o foco automático porque vai ficar super incômodo... Uma opção seria eu acostumar gravar com foco parado, mas eu considero isso um retrocesso já que não poderia aproximar o produto da lente e ela focar sozinha 🙁

Vou ligar pra Canon pra saber que palhaçada é essa, rs!

 

Mas foi isso!

 

Gostam de post sobre fotografia? Se quiserem posso fazer mais! 😉

 

 

Onde encontrar: eu comprei a minha aqui no Mercado Livre.