A Resenha de hoje é de um leitor do blog (isso mesmo! Leitor) o Felipe enviou essa resenha porque é fã dessa linha, a Force Relax. Ele é formado em um curso da Loreal e eu vou parar de escrever porque ele já escreveu bastante! 🙂 Vamos ver?
FORCE RELAX
Ola gente, desculpem me meter nesse papo de mulher mas sou formando do primeiro curso de cabeleireiros do Instituto L’Oréal Professionnel (RJ), como tivemos todo o treinamento baseado na linha L’Oréal Professionnel, ao ler a resenha da Adriana me senti tentado... Se há uma linha que conheço bem é a Force Relax. Sabe como é né, vindo de uma família de cabelos negróide (rs!) tenho um interesse em particular no assunto.
Primeiro gostaria de definir alguns parâmetros. Existem duas formas de alterar a forma do cabelo:
Temporária – escova, baby-liss, não requer ação química (de forma simplificada não muda a estrutura interna do cabelo) e duram até a primeira lavagem.
Permanente – relaxamento, alisamento ou permanente, requer ação química para mudar a estrutura interna do cabelo.
Tendo isso em mente, relaxamento, alisamento e permanente têm a mesma finalidade que é mudar a estrutura interna do cabelo deixando-os lisos, ondulados e encaracolados. O que os diferem entre si são os ativos químico utilizados (hidróxidos de guanidina/sódio e os tioglicolatos) direcionadas para cada tipo de encrespamento, aliados as técnicas empregadas em cada um dos processos. Por tanto cabelos com a forma quimicamente modificada é praticamente tudo igual e têm basicamente as mesmas necessidades, força, hidratação natural, maciez, brilho etc... (para saber qual tipo de química é o mais indicada para alterar a forma de seus cabelos procure um especialista)
Vamos ao que interessa...
A linha Force Relax é leigamente conhecida como uma linha limitada ao publico que usa os hidróxidos como tratamento de forma (relaxamento ou alisamento), deste modo, pouco ou quase nunca conhecida pelas ladys que lançam mão de outros tipos de tratamento para mudar a forma dos cabelos (tioglicolatos). Por ser um produto para cabelos relaxados ou para ser mais abrangente, cabelos com forma quimicamente processada, precisa ter muita propriedade terapêutica e alta cosmeticidade sendo assim uma verdadeira ejeção de força e nutrientes às madeixas antes agredidas por esses processos, “um oásis no deserto da química”!
A melhor forma de utilizar os benefícios desta invenção dos Deuses seria de duas maneiras distintas, hidratação ou lipoinjeção de força, com mascara ou ampola respectivamente. A mascara de hidratação profunda da linha Force Relax proporciona maciez e suavidade retendo a hidratação natural da fibra capilar, sem falar no aroma inconfundível (se um dia for ao salão fazer um tratamento desses, pelo cheiro vai reconhecer se o produto se trata de Force Relax ou não) a ampola denominada Force Injet é de fato uma injeção de força nos cabelos danificados pelos agentes químicos, proporcionando suavidade e menos quebra de forma instantânea. Ouso dizer que neste caso após primeira aplicação é sensível a diferença e na segunda seu cabelo já não será o mesmo.
O motivo para fazer uso dos produtos separadamente é: quando usamos o shampoo (Nutri-Control) que possui pH alcalino, o cabelo está limpo e preparado (com suas escamas abertas) para receber o tratamento desejado. Tanto a mascara quanto a ampola tem seu pH acido e vão penetrar nas cutículas, depositar seus nutrientes e ao mesmo tempo equilibrar o pH da fibra, fechando novamente as cutículas dando a sensação de toque suave e macio com o brilho muito mais intenso (escamas de volta ao seu alinhamento natural = superfície da fibra mais plana, brilho intenso). Por este motivo não existe a necessidade e se torna inútil fazer o uso da mascara e da ampola simultaneamente, só estaríamos desperdiçando tratamento. As pessoas têm o pensamento errado de que uma irá complementar a outra, elas foram desenvolvidas para uso independente, pelo que puderam ver são serviços diferentes com objetivos específicos. No caso da mascara, hidratar, no da ampola, dar força.
Para se ter uma idéia da alta cosmeticidade dos produtos L’Oréal Profissionnel o tempo de pausa para tais tratamentos é mínimo, 5min 2 à 3x por semana, para mascara e 3min 1x por semana, para ampola (praticamente instantâneo), sem a necessidade da ação de “15 minutinhos”. De fato um milagre a final o que mulher moderna mais quer é praticidade e resultado.
Bem, sou de todo elogios a esta linha que eu amo (rs...)! Agradeço a oportunidade e prometo mais a diante dar dicas de quais produtos podem ser associados a esses dois tratamentos de forma eficaz e econômica
FELIPE MACHADO.
Obrigado Felipe!
aqui