As compras internacionais se tornaram grande parte das minhas compras desde que comecei o blog, eu amo comprar de fora porque me sinto bem fazendo uma economia que é realmente significativa, ainda mais se tratando de produtos de cabelo.
Acontece que ultimamente o governo apertou o cerco em relação a essas compras e esse é o motivo do post: Analisar se em meio a isso tudo ainda vale a pena comprar de fora em lojas como Feelunique, Beauty Bay, etc.
Quando eu corro o risco de ser tributada? Primeiro a gente precisa entender que de acordo com nossa legislação toda compra internacional que fazemos em loja -pessoa jurídica- deve ser tributada em 60% pela receita federal quando entra no Brasil. Eu disse TODAS! (a exceção é apenas para livros e medicamentos se não me engano) Isso é lei, é uma regra do nosso país e nenhuma loja tem o poder de impedir isso e muito menos tem o obrigação de devolver esse valor.
Acontece que como o fluxo de compras é muito alto a Receita Federal nunca teve pessoal suficiente para inspecionar cada encomenda e aí faziam a tributação por amostragem, ou seja, a maioria das encomendas acabavam não sendo tributadas, principalmente as mais discretas.
Só que atualmente esse cerco se fechou e o governo tem um lindo plano de começar a taxar todas as encomendas internacionais sem exceção. Eu não sei se isso realmente será possível já que envolve muitas coisas mas a realidade no momento é que a tributação aumentou sim! Muito mais encomendas estão sendo taxadas/tributadas e eu tenho sentido isso na pele. Eu quase nunca era taxada e agora esta meio a meio praticamente. No ultimo mês recebi três sem taxa e três com taxa.
Qual é o valor da tributação e como sei se fui tributada? O valor da taxa é fixado em 60% sobre o valor da compra, muitas vezes incluindo o frete.
Exemplificando: comprei um produto de 20 dólares e o frete foi grátis. Convertendo esse valor para o real (veja cotação do Dólar aqui) daria cerca de 44 reais. A esse valor você acrescenta 60% da taxa alfandegária para obter o valor total do produto.
Ficaria assim: 44 (produto) + 26,40 (60% de tributo) = 70,40
Não esqueça de acrescentar também os 6,38% de iof que é cobrado no seu cartão independente de ser tributado ou não (nesse caso o iof seria de R$2,80) e dos 12 reais que o correio cobra para "guardar" seu produto quando ele é tributado.
Aí cabe a você verificar se esse valor ainda é significativamente mais baixo que o valor praticado aqui no Brasil. Digo significativamente porque tem que se levar em consideração o tempo que as encomendas levam para chegar.
E já que tocamos no assunto do prazo as minhas encomendas chegam em cerca de 30 dias, mas pode demorar bem mais ou até menos, varia muito.
Saber se você foi tributada é fácil: você recebe no seu endereço uma cartinha avisando pra ir aos correios pagar o imposto e retirar a encomenda. (o mesmo endereço que você receberia o produto)
O que eu, Bia, estou fazendo: continuo comprando porém sem ansiedade e sabendo que boa parte será taxada. Confesso que algumas coisas que chegam eu vejo que não vale a pena pagar a taxa (ou não quero pegar) e deixo devolver pra loja. Desse modo a loja credita o valor de volta quando recebem a encomenda (você precisa enviar e-mail avisando). Mesmo eu tendo alguns produtos taxados as taxas foram até baixas, duas de 20 e uma de 50. Então acho -apenas acho- que estão mais ponderados nos valores também.
Resumindo: compre sempre considerando a taxa! Se não for taxada será lucro já que essa tributação é obrigatória no nosso país. Essa coisa de exigir que a loja devolva o valor tributado não só é absurdo como faz com que os preços sejam aumentados e muitas delas parem de vender para o Brasil definitivamente.
Em tempo: Encomendas enviadas de pessoas física para pessoa física até um limite de 50 dólares não podem ser taxadas. O burburinho sobre as compras abaixo de 100 dólares que repliquei neste post ainda é mito pra nós. Se procede ou não o caso é que o governo parece não esta nem aí pra isso.
aqui