Se o assunto melasma e manchas na pele te interessam e você não sabe nada sobre protetor físico e luz visível, acompanhe este post que você vai ver que protetor solar não é tudo igual!
Eu comecei a descobrir o assunto depois que minha dermato falou que eu estava com um melasma bem no meio da testa e que até a luz do celular manchava a pele.
Como ser blogueira é praticamente sinônimo de andar com celular na mão eu logo desconfiei que ele poderia ser meu vilão. Mas não só ele: toda luz artificial mancha a pele! Aqui entra a luz do seu escritório, da sua casa, do computador, da televisão, ou seja, toda luz que você vê pode manchar.
Por isso a importância de usar protetor solar mesmo quando a gente vai ficar em casa. E aqui que entra minha "pesquisa" sobre como proteger a pele da luz artificial (ou luz visível).
Eu descobri que muitos dermatologistas afirmam que não é qualquer protetor que protege da luz artificial. O protetor solar normalmente só protege dos raios UVA e UVB, relacionados ao sol, e para proteger da luz artificial o protetor deve ter dióxido de titânio ou óxido de zinco na fórmula e esses são ingredientes dos protetores físicos!
-Protetor químico é praticamente todo protetor solar que a gente usa, se não é mineral (físico) é químico.
E parece que o protetor físico tem ainda outras vantagens: ele começa proteger de imediato e impede que os raios solares entrem na pele! Enquanto que os protetores químicos demoram aquela meia hora para fazer efeito e deixam os raios solarem penetrarem na pele, mas obviamente impedindo que eles causem danos.
A vantagem do químico sobre o físico parece ser mesmo a textura! Eles conseguem ser menos "brancos" e ter acabamento mais seco.
Outra linha de pensamento diz que para proteger da luz artificial o protetor precisa de uma barreira física, como os protetores com cor de base, ou mesmo uma base ou BB cream aplicados sobre o protetor solar.
Meio confuso, certo?
Então como faz no meio disso tudo pra não ficar com a pele manchada e ajudar clarear as manchas que já se formaram?
O que tenho feito é dar preferência para protetor físico quando estou em casa, assim trabalho sossegada o dia todo sabendo que as luzes não vão me prejudicar. Ou então uso um protetor químico mas com cor, OU passo o protetor incolor, e aplico minha base ou BB cream por cima (isso faço mais quando vou sair).
Só assim fico sossegada que meu melasma não vai aumentar! E ah, também estou usando um produto para clarear a pele! Vou resenhar em breve.
Por fim preciso dizer que os filtros físicos e/ou com cor parecem ser mais indicados e seguros em se tratando de luz visível principalmente para quem tem melasma.
Pra vocês terem um ideia do dano que a luz visível causa na pele eu não tenho ninguém na minha família que tenha melasma, nunca me preocupei com isso, meu rosto praticamente não vê sol e como falei no início do post estou com um "lindo" e enorme bem no meio da testa...
Amanhã vou fazer um post somente com dicas de protetor que de fato protegem contra luz visível, ok? Se não isso aqui ia virar um testamento, rs. EDITADO: O post com as dicas de protetor já está aqui.
aqui