Todo mundo que tem cabelo cacheado ou ondulado e faz escova, chapinha, ou até mesmo progressiva pra deixá-lo liso, gosta de dicas pro efeito liso durar mais tempo, certo?

Hoje reuni minhas melhores dicas, que aprendi ao longo de vários anos usando meu cabelo cacheado liso, para compartilhar aqui no blog!

Bora?

antes e depois | cacheado e liso

Começando com a foto que prova que eu sei do que estou falando! hahah Meu cabelo é super cacheado e eu mantenho ele liso SÓ FAZENDO ESCOVA! E não é escova progressiva não, é escova comum, com secador. Deixo o tutorial escova abaixo pra quem quiser aprender como se faz escova em casa, igual ou até melhor que de salão:

-aqui tem post com meus "utensílios" para fazer escova.

Prefere chapinha? Tem tutorial chapinha também! (a foto de antes e depois acima é dessa chapinha abaixo)

Agora vamos as dicas para seu liso durar mais!

Tratamento: A mais importante delas é manter o cabelo hidratado e tratado! Usar uma máscara de hidratação (ou nutrição ou reconstrução, dependendo do que seu cabelo precisa) é primordial para manter um cabelo liso e com movimento natural! Se faz escova ou chapinha hidrate SEMPRE antes de escovar, ok? Cabelo ressecado não segura a forma e vai voltar a ficar eriçado em algumas horas.

-Veja aqui nesse post como saber o que seu cabelo precisa.

-aqui tem minhas máscaras favoritas para hidratação capilar.

Lavagem: Use um bom shampoo, que lave bem e não resseque o cabelo! O cabelo precisa estar bem lavado para o efeito liso durar alguns dias a mais, e também precisa de um bom shampoo pra raiz não ficar toda arrepiada. Aqui no blog tem uma seleção dos meus shampoos hidratantes preferidos, mas você pode usar o de sua preferência também.

Shampoo a seco: Se você faz escova e mesmo quer economizar nas lavagens para o efeito liso da progressiva durar mais, a dica de ouro é usar algum tipo de shampoo a seco somente na raiz. Eu uso sempre! O ideal é não esperar o cabelo ficar muito sujo para aplicar. Eu gosto muito desse shampoo a seco aqui, mas esse aqui da Batiste também é muito bom!

-veja aqui como fazer shampoo a seco com talco.

-e aqui shampoo a seco com maizena

Protegendo no banho: Diquinha de ouro para o cabelo que não pode ver água! rs Antes do banho coloque uma faixa de tecido, daquelas tiras grossas que esticam, em volta da testa. Se você for neurótica como eu, por cima coloque uma touca de tecido e por fim a touca de banho de plástico para proteger da água. Assim você garante que nenhum pingo de água, nem umidade, vai estragar sua nuca ou os cabelinhos rebeldes em volta da testa. Meu ritual diário! rs

-Aqui tem um vídeo ensinando esse trucks e mostrando como faz.

O cetim é seu amigo! Se você tem problemas em manter o cabelo liso a noite, enquanto dorme, a dica é usar coisas de cetim! Cetim é ótimo para evitar o frizz. Eu gosto da fronha de cetim, mas confesso que as vezes não consigo dormir com ela. Então acabei fazendo uma touca de cetim que, apesar de ser feio dormir de toquinha, é o que faço quando quero meu cabelo impecável!

-Aqui eu ensino sobre a fronha de cetim.

-E aqui tem um post que dá pra ver a touca de cetim que eu mesma fiz.

E outro muito válida para o cabelo não ficar oleoso e o liso durar mais tempo é: não coce a cabeça! Isso deixa o cabelo oleoso MUITO mais rápido. Eu sei que coça, mas coçar a cabeça também é mania! Pare já de coçar e vai ver seu cabelo limpo por muito mais tempo.

Gostaram das dicas?

Indo na contramão, quem gostou do meu cabelo cacheado aqui tem um vídeo ensinando como finalizar os cachos: