pergunta da semana

Ahh a internet... lembro quando eu fazia No Poo, no auge dos meus 14 anos, com o cabelo mais indomável que já tive na vida, e nem sabia o que estava fazendo... mas hoje tem nome chic!

No post de hoje vamos falar sobre No Poo (que seria algo como "sem shampoo") e Low Poo (que seria algo como baixo shampoo ou pouco shampoo).

 

No Poo e Low Poo são técnicas de lavagem capilar que tem como objetivo lavar os fios de maneira menos agressiva, reduzindo ou até abolindo o uso de sulfatos, petrolatos, parabenos, silicones, etc.

 

Vou falar das técnicas, como fazer e qual a diferença básica entre elas! 

 

Técnica No Poo: é a forma mais pura da técnica, onde a pessoa realmente não usa shampoo! Isso mesmo, não lava o cabelo com shampoo (mas lava! rs).

Essa técnica é mais aderida pelas cacheadas! Os cachos ficam mais macios, mais definidos e hidratados. Elimina bem o frizz do cabelo também.

Mas como a pessoa que faz No Poo lava o cabelo? O cabelo não fica sujo como podem pensar. Existem os produtos Co-Wash, que são condicionadores de limpeza! Você basicamente vai lavar o cabelo com condicionador. E era isso que eu fazia na minha adolescência...

Mas existem condicionadores próprios, na época eu usava qualquer um e por isso não funcionava tão bem!

Em tese qualquer condicionador sem ingredientes proibidos (como óleo mineral, parafina e petrolato) seria liberado para a lavagem na técnica  No Poo. Tem também o famoso Yamasterol que ficou conhecido por ser próprio para No Poo.

A linha mais famosa e mais completa para No Poo é a Deva Curl! É uma linha para cabelos cacheados, que inclusive detêm a patente do nome das técnicas No Pow e Low Poo.

Os produtos são caros! Vende online aqui. Eu mesma tenho um produto deles que ainda preciso testar...

Se você é cacheada minha linha LIBERADA do coração é a Cacho Mágico da Lowell! Os produtos deixam os cachos incríveis. Já fiz resenha aqui no blog e mostrei meu cabelo cacheado.

Resumindo, tudo o que você vai fazer é isso: não usar shampoo, lavar até a raiz com condicionador sem ingredientes proibidos -falaremos mais abaixo- e só usar máscaras de tratamento e leave in sem esses mesmo ingredientes.

No início o cabelo vai estranhar, mas dizem que após um mês já se notam os resultados. Frizando novamente que as cacheadas se beneficiam mais do processo.

Na foto abaixo estou de "No Poo":

Prazer, Bia cacheada! rs

NEXT....

Técnica Low Pow:  O grande vilão dos shampoos, seria o sulfato! Daí a avalanche de produtos sem sulfatos que vemos hoje em dia e que são indicados para Low Poo.

A maioria dos shampoos sem sulfato vem com isso estampado no rótulo, o que facilita muito, mas basicamente shampoo com sulfato vem com esses ingredientes na fórmula : Sodium laureth sulfate, Sodium lauryl ether sulfate, Sodium laurilsulfate, Ammonium Lauryl Ether Sulfate, Ammonium lauryl sulfate, Sodium Trideceth.

Por outro lado, os shampoos sem sulfato, utilizam esses ingredientes para lavar sem "teoricamente" agradir: Cocamidopropyl Betaine, Sodium Lauroyl Sarcosinate (não é sulfato), Lauryl Sulfoacetate, Sodium Cocoyl (ou Lauryl/ Lauroyl) Sarcosinate.

Então na técnica Low Poo você pode lavar o cabelo com shampoo normalmente e seguir com toda sua rotina capilar, só que seria uma lavagem mais suave! Os ingredientes proibidos são proibidos do mesmo jeito...

O que é proibido em ambas as técnicas? Quem faz No Poo e Low Poo não pode usar produtos que contenham Óleo Mineral (Mineral Oil), Parafina (Paraffinum Liquidum, Isoparafin, etc), e Petrolatos(Petrolatum), que são todos derivados do petróleo e não são removidos sem shampoo ou com shampoos suaves. Quem é adepto da técnica também acredita que esses ingredientes seja meléficos aos fios.

Porém o silicone é um dos ingredientes mais usados na cosmética capilar e são importantíssimos para as fórmulas, então os fabricante começaram a usar os silicones solúveis em água que são liberados para uso No Poo e Low Poo.

Ainda sobre os ingredientes aqui tem uma lista bem interessante com liberados e proibidos, além de várias outras coisas.

 

 

Alguém aí já é adepta das técnicas?

Eu confesso que apesar de já ter usado vários produtos não tenho opinião formada sobre o assunto! Como nunca fiz o procedimento completo, por pelo menos um mês, não posso afirmar se dá ceto ou não.

Meu feeling é que são técnicas que beneficiam mais quem usa o cabelo cacheado! Não é a toa que 90% das adeptas são meninas cacheadas. O que vocês acham?