pergunta da semana

Essa é uma dúvida recorrente aqui no blog: cabelos que embaraçam demais depois da lavagem...

O embaraçamento excessivo do cabelo tem vários motivos e também várias soluções!

O cabelo embaraçar após lavar é comum e varia até da textura do fio, mas embolar todo e ficar cheio de nó não é normal. Você deve estar fazendo algo errado ou precisando de um tratamento específico.

Vamos resolver no post de hoje!

Causas do cabelo embaraçar demais

Vou começar pela mais óbvia: você está lavando o cabelo errado! Eu enho um vídeo meio antiguinho onde ensino como lavar o cabelo corretamente. Esta aqui. Mas basicamente a dica de ouro é não aplicar shampoo nas pontas, nem muito menos -pelo amor!- embolar as pontas no topo da cabeça e esfregar. Alias esfregar é um termo que nunca deve entrar na mesma frase que tenha a palavra "cabelo". Então pra ficar claro: não esfregue o cabelo! 

Como faz então? Depois do cabelo molhado, aplique o shampoo NA MÃO, dá uma espalhadinha ainda na mão, e vai abrindo a raiz do cabelo e depositando o produto! Pode ser que precise pegar mais produto, ir aplicando em duas ou até três vezes. Aí é só masseagear a raiz. Massagear só a raiz mesmo! Enxague e repita a operação.

O meio e a ponta fica suja? NÃO! No enxágue o shampoo vai descendo e lavando, só que forma mais suave, já que essa área apresenta menos oleosidade (ou até nenhuma). Uma vez por mês você pode aplicar shampoo no meio até as pontas, para fazer uma lavagem profunda, porém sem jamais esfregar! Massageando ou "esticando/alisando/enluvando" mui levemente, o cabelo de cima para baixo.

fio

O próximo motivo pro seu cabelo estar embaraçando demais é excesso de ressecamento ou cabelo danificado por química. Ele fica com as cutículas abertas e ai elas se emaranham uma nas outras, hehe. Imagina um arama farpado como gruda um no outro? Cabelo com cutícula aberta é tipo isso.

Como faz pra resolver? Tem solução!

São dois procedimentos! Primeiro eu te sugiro usar um acidificante, caso você faça química. Ele ajuda demais selar essas cutículas abertas! Eu não fico sem. Pode acreditar que esse é um dos segredos do meu cabelo. Eu uso esse aqui e nem custa caro. Principalmente se você pensar que vai durar meeeses. Não precisa aplicar muito. Não sabe o que acidificante nem como usa? Clica aqui.

O segundo "procedimento" que você deve adotar definitivamente, caso tenha cabelos secos, ressecados, com química, etc é abandonar o combo "shampoo + condicionador", seu ritual agora é shampoo + máscara! Sempre, em toda lavagem. Mas Bia, não tenho tempo de hidratar toda vez que lavo! Tem sim! É no banho mesmo. Começa seu banho lavando o cabelo e já aplica a máscara, como se fosse um condicionador, sem segredo. Aí ela age enquanto você toma seu banho. Vai ficar ali no minimoooo 3 a 5 minutos, não vai? É suficiente! O vapor do chuveiro ajuda penetrar mais ainda.  É sucesso e esse também é um dos segredos do meu cabelo.

 

A pergunta que não quer calar? Mas não precisa usar condicionador depois da máscara?? Temos um post só explicando e desmistificando isso aqui no blog.

 

Diquinha extra: se o cabelo embaraça demais a noite, considere dormir com uma touca de cetim como essa que mostrei aqui. Prometo que não vai embaraçar mais!

 

Pro fim, mas não menos importante, sei que vocês veem aqui querendo dicas de qual produto usar, hehe. Eu não gosto muito de indicar produto individualmente porque cada cabelo é um cabelo e eu nem estou vendo seu cabelo de perto pra avaliar minimamente, por isso faço posts regularmente com meus produtos preferidos! Aqui nessa tag você encontra minhas máscaras favoritas em todas as categorias, shampoo favoritos, etc. É muito favorito pra você não errar! 

 

Agora aproveita essa quarenta pra ler todos os posts aqui do blog, tá?? Tem muito dica! hehe Principalmente nessa tag Pergunta da semana