Se tem uma dívida comum entre as loiras e totalmente pertinente é qual cor de matizador escolher!
Roxo, azul, cinza, preto? Sem falar nas variações de tons pra mais claro ou mais escuro.
São muitas opções, é natural ficar perdida!
Mas não é difícil entender, vamos começar...
Essa é a estrela de Oswald! Ela pode nos ajudar. Nela você pode identificar qual tom prevalece no seu cabelo e usar o tom oposto para anular e equilibrar o tom (amarelo ou laranja por exemplo, que são anulados por roxo e azul respectivamente).
Mas na vida real eu sei nem sempre é tão simples assim... então vou falar pra vocês com base na minha experiência de anos usando esses produtos o que acho de cada tom.
Roxo: meu preferido! O tom roxo é sempre o mais bacana de usar na minha opinião. Vai bem com praticamente todo tom de loiro, principalmente se o seu objetivo não for acinzentar demais (meu caso).
Todos os meus matizadores preferidos são roxos, alguns beeem escuros que acabamos dizendo que são quase azuis, mas na verdade se você analisar friamente são roxos mesmo! Ainda que bem escuros.
O matizador roxo, quando bem escuro, acinzenta os tons mais escuros do cabelo e deixa branco/platinado as nuances mais claras. Mistura típica de cabelo com luzes... Com eles você pode acentuar o acinzentado -caso goste- deixando agir até 10 minutos. Para um desamarelamento típico o ideal são 5 minutos. É o que mais uso.
Sheer Blonde John Frieda (encontre aqui) shampoo
Bio Extratus máscara (resenha do produto aqui)
Lilás/ roxo claro: Ainda nos matizadores roxos preciso falar dos roxos mais claros, aquele lilás escuro, que vemos em várias máscaras e shampoos! Aliás shampoo lilás/roxo claro via de regra serve para manutenção do tom, e não para matizar. Já as máscaras com pigmento nessa cor servem sim para matizar, basta apenas deixar agindo um tempo maior, variando entre 15 e 30 minutos.
A grande sacada da máscara mais clara é não acinzentar os fios, deixar apenas aquele reflexo mais prata e as partes claras do cabelo branquinhas. Esse tom de roxo claro é o mais usado em tonalizantes para obter os tons de loiro manteiga e pérola (milkshake pérola Richesse por exemplo).
Silver Keune shampoo (encontre aqui)
Azul: vou falar muito brevemente sobre o azul porque se você observar bem não existe de fato matizador azul! Como falei acima são produtos roxos bem escuro, que levam pigmento azul na fórmula. Então nesse caso vale o que expliquei acima. Esse meu da Keune que usei na foto é o mais próximo de azul que já vi num matizador.
Mas Bia, se o laranja é anulado pelo azul porque não tem matizador azul? Porque não existe cabelo loiro realmente laranja, rs. Volte na estrela de Oswald e me diga se já viu algum loiro daquela cor, rs (exceto cor fantasia, mas estamos falando de loiros).
Existem sim pigmentos azuis que são adicionados nas tinturas para evitar o tom alaranjado nos fios, mas aí há é outra história e também envolve outros tons misturados ao azul.
Matizador cinza e matizador preto: com o passar do tempo os matizadores foram escurecendo tanto que chegamos nesses tons entre preto e cinza que conhecemos hoje em dia.
Esses tons surgiram da necessidade de matizar cabelos que não abriram bem na descoloração ou simplesmente que foram mal descoloridos (por inúmeros motivos... pode ter sido a falta de resistência do fio, produto de má qualidade, ou inexperiência do profissional). Então vieram esses tons, normalmente em cremes bem fortes e pigmentados, que na verdade o que fazem é fechar o tom do cabelo, deixando-o mais cinza.
Então não serve para loiros com a cor apenas amarelada? Serve se você gosta de tons mais acinzentados ou se optar por diluir bem o produto antes de usar. Varia muito do tom do matizador e do tom do cabelo. Teste de mecha é a melhor saída nesses casos! Mas eles também não costumam durar muito, lavou, saiu.
Eu já fiz um post com meus matizadores preferidos aqui pra quem ficar curioso!
E abaixo deixo a resenha de cada produto que mencionei no post:
- Grey Loreal (amo, um dos meus favoritos desde sempre)
- Silver Reflex Keune (uso muito também! Vale o clique)
- Paul Mitchel Platinum Blonde (ótimo para manutenção)
- Sheer Blonde Color Renew John Frieda (amo para frequente/ manutenção)
- Violeta Bio Extratus Specialiste (ótima máscara roxa)
- Power Black Le Clique (pra quem gosta de fios mais cinza)
aqui