Oi amores!
Como comentei com vocês em um dos últimos vídeos de recebidos pretendo colocar em prática uma função que penso que pode ajudar bastante os intolerantes a glúten como eu.
Sendo o pão uma das nossas maiores dificuldades resolvi postar minhas impressões sobre receitas sem glúten e preparos destinados ao nosso bom e velho pão caseiro. -obviamente na versão sem glúten-.
Quem não está familiarizado com a questão pode não fazer ideia do que estou falando, mas quem é intolerante a glúten sabe que achar um pão saboroso, macio e fofinho é das tarefas mais difíceis! Isso porque todas essas características que acabei de citar ficam a cargo do glúten -proteína encontrada no trigo-. É ele que da elasticidiade a massa entre outras coisas.
Enfim, introdução feita é hora de falarmos do preparo de hoje!
A receita que fiz foi o preparo para pão caseiro tradicional sem glúten da marca NutriPleno, que veio na minha caixa da Bom Sem glúten.
-A Nutripleno é uma marca brasileira, também vendida nos EUA, que tem por objetivo não só fabricar produtos sem glúten, mas com valor nutricional elevado e ingredientes criteriosamente selecionados.
Sobre a mistura:
- Vegana
- Sem glúten
- Sem leite
- Sem ovos
- Sem soja
- Sem corantes artificiais
- Opção de preparo na máquina de fazer pão
Modo de preparo: além da mistura para pão você vai precisar de uma xícara de água morna, 5 colheres de sopa de óleo, 3/4 de colher se sal ou sal a gosto. Eu acabei fazendo na máquina de pão pela praticidade. Na embalagem sugeria usar a função pão rápido, mas não sei se ela é a mais adequada devido a massa ficar descansando apenas 10 minutos. Acho que ele teria crescido mais com maior tempo de descanso (ainda mais no frio aqui de Petrópolis).
O que eu achei: uma das vantagens dessa mistura é já vir com fermento biológico, não precisando adicionar como a maioria das outras receitas. Em contrapartida a massa vem sem sal -o que acredito ser para não reagir com o fermento- por conta disso meu pão ficou meio sem sal devido eu ser uma anta que não sabe quanto é 3/4 o medo de salgar a receita.
Sobre a textura do pão foi com certeza a melhor que já fiz! (já testei 3, que serão assunto para próximos posts). A massa não fica seca, mas também não fica esponjosa. Não é o supra sumo da maciez, como já é de se esperar num pão sem glúten, ele é levemente massudo como pode ser percebido nas fotos, mas fica delicioso mesmo no dia seguinte, passando margarina e dourando na frigideira! Eu mesma não diria que não tinha glúten. Congelei em fatias e pela manhã era só passar manteiga e esquentar na frigideira.
*foto de celular
Aprovado!
Compraria novamente? Com certeza!
Onde encontrar: o meu é aqui da Bom sem Glúten.
aqui