Ontem nós tivemos uma longa conversa sobre como proteger a pele da Luz artificial ou visível, falei sobre filtros solares físicos e suas diferenças e hoje  vou deixar algumas dicas de protetores que realmente protegem contra a luz artificial, além de proteger da luz solar, que serio o básico.

 

Toda história começou quando descobri que tinha esse melasma bem no meio da minha testa e que muito provavelmente teria sido causado pela luz artificial.

 

Acho que a posição dele -bem no meio na testa, parte mais alta que seria a primeira ser atingida- o fato de eu trabalhar sobre muito luz artificial -computador, celular, iluminação para fotos- e de praticamente não tomar sol no rosto dão essa indicação.

 

Daí veio minha preocupação e pesquisa sobre como me proteger desse tipo de luz. Como falei no post de ontem a princípio não é todo protetor solar que protege contra luz artificial, afinal são luzes diferentes (se você perdeu o post clique aqui), mas após toda a explicação de como encontrar o protetor que realmente protege da luz visível eu resolvi deixar no post de hoje todos os protetores que tenho e tenho usado para me proteger.

 

1- Ensolei Antiacne Color: estou usando ele neste momento para fazer resenha pro blog. Ele já vem logo na embalagem dizendo que tem proteção UVA+UVB+ luz visível + infra vermelho. Legal, né? ele tem óxido de zinco e dióxido de titânio na fórmula, como falei ontem.

3- Ensolei Compact Color Profuse: é uma base com proteção solar alta: FPS 50 e que promete proteger contra a luz visível além do UVA e UVB. Eu lembro que na época perguntei ao pessoal da Profuse se ele protegia mesmo e se eu poderia usar somente ele, sem outro protetor por baixo, e a resposta foi que sim! Desde que a aplicação fosse uniforme e abundante (como todo protetor solar). Uso ele muito pra sair porque facilita a vida e a textura é ótima. Tem resenha completa dele aqui.

3- Skinceuticals Physial Defense: como o próprio nome diz ele é um protetor físico. Eu já fiz resenha dele aqui no blog e foi a ele que me apeguei quando descobri toda essa coisa de luz visível e protetor físico porque foi o que identifiquei de cara no meio dos outros. É um protetor super resistente, com toque aveludado estilo primer, e um pouquinho de cor para uniformizar a pele. Vende online aqui.

4-Anthelios Arlicuim com cor: ele não é um protetor físico, mas lembra que falei que o protetor com cor também protegia porque tinha a barreira física da cor? Então, esse da la Roche Posay e o da baixo da Loreal se encontram nessa categoria. Ainda estou testando ele para resenha também. Estou usando para sair porque a cobertura é ótima. Vende online aqui.

5- Solar Expertise Loreal com cor: mesma coisa que expliquei acima. Ele tem a barreira física da cor, apesar de não ser físico. Já facilita a vida saber que podemos ir por esse caminho. Ele também vende online, tem aqui.

6- Ideal Solei Vichy com ação antioxidante: aqui um parêntese bem grande! Ele não tem cor e nem é protetor físico, mas alguns dermatologistas sugerem que para proteger da luz artificial, e ainda mais da luz solar, basta usar um protetor aliado a um antioxidante, junto ou separado. Eu ainda me sinto mais segura com os físicos ou com cor, mas preciso perguntar a dermato mais sobre isso. Fiz resenha dele aqui.

7- Physical Fusion Skinceuticals: esse eu não tenho, por isso não está na foto, mas ele é um protetor físico incolor. É um protetor "comum" com o diferencial de ser físico, mas vi pessoas de pele oleosa reclamando do brilho, então deve ser mais adequado a peles secas e/ou muito sensíveis. Vende online aqui.

8- Photoplus Dermatos: novamente um protetor físico incolor, que também não tenho. Vende online e tem mais infos sobre ele aqui.

 

Aqui na Época Cosméticos tem como filtrar os protetores como físicos, químicos e tem também os que são os dois juntos, físico e químico. Nessa categoria tem vários que tenho aqui em casa, como o Normalize Adatina que amo, mas nenhum deles fala nada sobre luz artificial, então ainda estou na dúvida até porque não consegui ver os ingredientes.

 

Se alguém tiver dicas de protetor solar físico é só deixar nos comentários! 🙂