Na última vez que estive na dermatologista resolvemos tentar o Roacutan para acabar com as espinhas que me perseguem há mais 10 anos! Eu tenho muita espinha, que alguns chamam de "espinha da mulher adulta", outros dizem que é hormonal, enfim... a verdade é que estragam minha pele há anos.

Um pouco sobre o Roacutan/ Isotretinoína:

É um medicamento utilizado no tratamento da acne severa, rosácea e acne resistente. Seu efeito consiste na redução do tamanho da glândula sebácea e redução da secreção oleosa e o tratamento dura aproximadamente de 6 a 8 meses sob critério médico. É um medicamento teratogênico, cujo uso na gravidez é terminantemente proibido podendo causar deformações no feto.

 

Qual o meu problema com espinhas? Achei interessante responder essa dúvida porque eu nunca fui de ter espinha no rosto, então muita gente vai achar que não preciso, mas sempre tive MUITA espinha no colo e nas costas e agora elas começaram a brotar por todo lado! Minhas costas são cheias de cicatrizes de espinhas e isso me incomoda demais -sem falar quando elas resolvem ficar todas inflamadas e nojentas-, mas confesso que meu desespero só começou a apertar com as fotos abaixo:

Porque o Roacutan? Antes de partir para o Roacutan, que é um remédio fortíssimo para acne, eu tentei de tudo! Comecei pelos tratamentos tópicos, como pomadas e cremes para espinha, tentei anticoncepcional, tentei os antibióticos como Astromicina e Tetraciclina, enfim, adiei o quanto pude começar o tratamento com o Roacutan! E mesmo agora, decidindo tomar, estamos começando com uma dose bem baixa como vou detalhar no decorrer do post.

-aqui no blog tem vários posts sobre espinhas!

-Aqui eu estava fazendo tratamento com Tetraciclina! Esse é o "antes e depois" de 4 meses de tratamento... melhora quase nenhuma. 🙁 minhas manchas e cicatrizes pioraram de lá pra cá.

Até levedo de cerveja eu tentei antes de partir para o Roacutan!

 

Tudo isso porque Roacutan é uma droga forte e com muitos efeitos colaterais! Deve ser a última alternativa para tratamento definitivo das espinhas.

Esse é meu arsenal que uso para controlar as espinhas... fiz post sobre eles e expliquei pra que cada um aqui.

 

Voltando ao Roacutan....

Dosagem do Roacutan: como falei vou tomar um dose baixa! A Isotretinoína tem de 10mg e 20mg. Eu estou tomando a de 20, duas vezes na semana neste primeiro mês e provavelmente vamos reduzir para apenas um comprimido na semana no mês seguinte. Acho que quem tem problemas muito mais sérios com acne toma todo dia, mas isso é decidido pelo médico. O tempo de tratamento varia, ainda nem sei quanto tempo vou tomar.

Efeitos colaterais que estou tendo: eu estou tomando o genérico do Roacutan, que é a Isotretinoína. A Dra. Marina me alertou que o Roacutan causava menos efeitos colaterais que o genérico, mas como estou tomando dose baixa não estou tendo muuuuito problema, mas sempre tem alguns...

Relatei tudo no vídeo, mas basicamente estou sentindo minha pele dar uma leve pinicada, que deve ser  causado pelo ressecamento que o remédio provoca na pela, e a lateral do meu nariz coça demais por isso também. Também notei que machucadinhos estão demorando mais a cicatrizar.

Sobre o efeito inicial de piora nas espinhas eu também já senti! Nunca fui de ter espinha no rosto e na segunda semana do tratamento minha pele parecia um chokito! Não inflamou, ficou só aquelas espinhas muidinhas, tipo cravo, mas em muita quantidade. Fiquei meio apavorada, mas graças a Deus durou só uns três dias e já voltou a ficar quase liso de novo (espero que essa seja toda a piora, rs!).

Espinhas inflamadas eu só tive na lateral do pescoço e mesmo assim eu controlei com Azelan. Mas ela já estavam brotando feito doidas antes do remédio...

Resultados iniciais: bom, estou na terceira semana do tratamento neste momento e já sinto minha pele menos oleosa! Minhas costas estão ficando lisas! Pra quem sempre teve as costas encaroçadas de espinhas é muito gratificante passar a mão e estar liso! Meu colo também já limpou um pouco... O rosto melhorou do pequeno surto e estou só com uma espinha grande no queixo. A lateral do pescoço que foi o que começou pior, também senti uma leve melhora.

Ainda não senti diferença na oleosidade do cabelo... meu cabelo é seco, mas tenho oleosidade na raiz. Estou ansiosa pra melhorar e minha escova durar mais, hehe.

 

Por hora é isso! Deixo abaixo o vídeo com meu relato do Roacutan. No vídeo é bom que eu mostro melhor as minhas espinhas... em breve volto com mais sobre o tratamento! Caso o vídeo não abra clique aqui.

-Minha dermatologista é a Dra. Marina que atende na clínica Mauricio Baish aqui em Petrópolis.